Início > Santo André > Vereadores eleitos em Santo André – análise das bancadas

Vereadores eleitos em Santo André – análise das bancadas

Esses são os 21 vereadores eleitos em Santo André.

Por partido

PT: 5 vereadores.

PTB: 4 vereadores

PMDB, DEM, PDT e PT do B: 2 vereadores.

PSB, PRB, PV e PRP: 1 vereador.

Evolução entre 2008 e 2012

PT: perdeu 1 vereador. De 6 para 5 vereadores. Montorinho e Tiago Nogueira se reelegeram. Eduardo Leite, Bete Siraque e Luiz Alberto são novidades. Antonio Leite, Jairo Bafile, Cláudio Malatesta e Jurandir Gallo não se reelegeram.

PTB: de três para quatro vereadores. Luiz Zacarias voltou à Câmara Municipal. Aílton Lima, ex-PDT, se reelegeu. Roberto Rautenberg com o discurso de proteção aos animais. E o Coronel Edson Sardano também se elegeu. Israel Zekcer e Gilberto Primavera não conseguiram reeleição.

PMDB: permaneceu com seus dois vereadores, Sargento Juliano e José de Araújo.

O DEM perdeu um vereador e também está com dois. Bahia e Toninho de Jesus (que herdou a vaga de Geraldino Isqueiro) conseguiram se reeleger. Pinheirinho não.

O PDT, que não tinha nenhum vereador com a saída de Aílton Lima, elegeu dois: Cosmo do Gás e Lobo.

O PT do B, que também não tinha representação na Câmara Municipal andreense, elegeu Elian Santana e o Dr. Marcos Pinchiari.

O PSB também regrediu. Tinha dois vereadores e agora só tem um. Almir Cicote foi reeleito, enquanto o Dr. José Ricardo não conseguiu votação suficiente.

O PRB, depois de não conseguir vaga na Câmara em 2008 mesmo tendo o vereador mais votado (Luiz Zacarias), elegeu Bispo Ronaldo como vereador.

O PV permaneceu com Donizeti Pereira como representante único na casa.

O PRP, que não tinha representação, conseguiu eleger um vereador também, Tonho Lagoa.

o PSL deixou de ter representação quando Alemão do Cruzado saiu do partido e foi para o recém-fundado PSD, em 2011. E o PSD permaneceu sem representação. Alemão do Cruzado não conseguiu ser eleito.

No entanto, o grande perdedor da eleição municipal andreense foi o PSDB. O partido tinha três vereadores em 2008. Paulinho Serra, impedido de concorrer à prefeitura, saiu do partido e foi para o PSD no meio de 2012, não concorrendo à reeleição. Marcos da Farmácia e Dr. Marcelo não conseguiram votos suficientes para se reeleger.

O fato é que Grana ou Aidan, se eleitos, precisarão negociar. A Câmara andreense está muito fragmentada. Não há uma bancada dominante, e os votos se dividiram entre as coligações.

No total, 9 dos 21 vereadores se reelegeram em Santo André. A Câmara Municipal teve 57% de renovação. Sinal nítido de que os munícipes não estão satisfeitos com a atuação dos legisladores nos últimos quatro anos.

E ainda há um fato que deve ser considerado: a possibilidade do número de vereadores em Santo André aumentar para 27, ainda no início do próximo mandato. O aumento no número de vereadores, recusado em primeira instância, ainda pode ocorrer, caso a decisão seja revertida.

CategoriasSanto André
  1. outubro 8, 2012 às 2:11 pm

    SENHORES VEREADORES ELEITOS POR SANTO ANDRÉ, PARABÉNS!!!

    PORÉM, UMA ADVERTÊNCIA, MAIS DO QUE NUNCA
    ESTAREMOS FAZENDO O ACOMPANHAMENTO DE
    SEUS TRABALHOS EM BENEFÍCIO DOS ANDREEN
    SES!!! ESTAREMOS DE ÔLHO!!!

    QUE VOCÊS SEJAM INSPIRADOS EM SEUS PROJE
    JETOS DE TRABALHO E QUE NO FINAL DE SEUS
    MANDATOS POSSAM TER SUAS CONSCIÊNCIAS
    TRANQUILAS PELO DEVER CUMPRIDO!

    ELEITOR: RUI FERNANDES MORGADO

  2. Lucila Medeiros Minichello de Sousa
    outubro 9, 2012 às 10:10 am

    Estarei em breve na Prefeitura para conhecer as propostas e acompanhar os trabalhos. Temos muito o que fazer, pois Santo André está um pouco abandonada. Dra. Lucila Medeiros

  3. outubro 9, 2012 às 3:15 pm

    Senhores Vereadores .Parabéns.Espero que se dediquem a por em prática os melhores projetos, para melhorar
    as condiçoes de vida dos Andreenses.Principalmente na àrea daSaúde e Educaçao.E que olhem para aumento de moradores de rua no Centro de Santo André.

    e

  4. Clóvis Molina Gomes
    outubro 9, 2012 às 6:40 pm

    AOS NOSSOS REPRESENTANTES, NÃO FAÇAM DO CARGO QUE ESTÃO OCUPANDO TEMPORARIAMENTE, SOMENTE DE STATUS PARA TIRAR PROVEITO, QUE REALIZEM SUAS TAREFAS E FUNÇÕES COM A MAIOR DEDICAÇÃO E TRANSPARÊNCIA POSSÍVEL, É O QUE O POVO ANDREENSE DESEJA. BOA SORTE A TODOS OS ELEITOS E NÃO NOS DECEPCIONEM

    ELEITOR: CLÓVIS MOLINA GOMES

  5. duarte
    outubro 11, 2012 às 3:55 pm

    Srs Vereadores cuidado, hoje o povo esta mais informatizado e politizado, nao façam nessa casa o que vem sendo feito a nivel federal, deem apoio e façam alianças que beneficiem o povo e SANTO ANDRE e nao mensaloes ou mensalinhos, e a oposiçao por favor NAO SE VENDA P PT

  6. Edson de Sá
    outubro 12, 2012 às 8:33 pm

    José de Araújo, sargento Juliano,Cicote, Montorinho, temos que fazer esta turma trabalhar, mas o povo os recoloca novamente, estes com certeza, não amam nossa linda cidade nem ao menos quem os dá esse direito, Santo André parece que foi invadida.

  7. Valter
    outubro 13, 2012 às 1:07 am

    Sr. Cuidem bem de nossa cidade pois estaremos de olho, chega de mensalao ou qualquer outra fralcatua.

  8. Júlio Santos do Rio
    outubro 17, 2012 às 10:01 am

    Espero que cada vereador divulgue o seu trabalho pelos meios eletronicos e deixem e-mails através deste blog para podermos acompanhar seus trabalhos.

    Que Deus os abençoe!!!

  9. Sidnei
    outubro 20, 2012 às 1:33 pm

    Senhor Almir Cicote vc teve nosso voto estaremos cobrando suas propostas

    • celia maria j silva
      outubro 27, 2012 às 3:51 am

      Vereador Cicote Parabéns !! não se esqueça de nós aqui da Leviantan

  10. ana
    outubro 28, 2012 às 7:02 pm

    Sr. Roberto Rautenberg, você teve meu voto e de muitos outros, pela sua luta em prol da proteção aos animais, espero que cumpra sua palavra! e também que possa lutar pela construção de um hospital veterinário gratuito aqui em Santo andré, como já tem um em são paulo. Boa sorte.

  11. Júlio Santos do Rio
    outubro 29, 2012 às 10:21 am

    e aí? não vai ter nenhum comentário sobre a eleição de Grana?

    • outubro 29, 2012 às 11:36 pm

      MAIS UMA VEZ TEREMOS QUE ENGOLIR O PT. O LULA DESEJA PROMOVER UMA DINASTIA DE SEU PARTIDO, 8 ANOS DE LULA + 8 ANOS DILMA + 8 DE LULA (ELE TENCIONA RETORNAR AO PODER APÓS MANDATO DE DILMA).

      NOSSA CONSOLAÇÃO: MUITOS MENSALEIROS IRÃO VER O SOL NASCER QUADRA
      DO POR MUITO TEMPO! SERÁ?

      • novembro 1, 2012 às 8:21 am

        É Rui, o pior que temos candidatos que foram eleitos e estão se aliando também ao PT. O que é isso? O que será que está acontecendo nos bastidores? Temos que fazer um pacto Brasil e ninguém votar nas próximas eleições (NULO) NÃO EM BRANCO, pois assim, tiraremos todos e renovaremos o rol de candidatos. São sempre os mesmos!!! E as pessoas precisam aprender a votar. Não simplesmente porque alguém indicou, temos que saber a ficha, os projetos, o dossiê pessoal e profissional, o que ele já fez para a população, quais são as intenções….

      • novembro 1, 2012 às 4:23 pm

        Cara Dra, Lucila Medeiros (ref. #14)! Concordo plenamente contigo, apenas uma observação: Fui por mais de 30 anos um executivo de Recursos Humanos e nas empresas em que atuei, para se admitir um faxineiro, uma copeira… os candidatos eram submetidos a um processo seletivo onde os mesmos passavam por entrevistas, testes compatíveis com os cargos, exames admissionais… Também buscávamos informações de ex-empregadores, policiais (atestado de antecedentes), cartórios de protestos entre outras. Veja que para ocupar esses simples, mas úteis cargos, o cuidado que se tinha. Agora para se ocupar um cargo que irá representar a sociedade qualquer 171 está apto. Francamente, confio mais em alguns presidiários famosos do que na maioria de nossos políticos…

  12. outubro 29, 2012 às 1:38 pm

    Parabéns Toninho de Jesus, mais uma luta. Vamos implantar Primeiros Socorros nas Escolas Infantis??? cunhada da Solange da gráfica – Lucila Medeiros Minichello

  13. novo
    outubro 30, 2012 às 9:39 pm

    nao interessa quem foi eleito nos os moradores de santo andre e todo brasileiro tem que aprender a cobrar brasileiro nao cobra nada todos carneirinho conformado oque tiver errado ir na frente da prefeitura todo andreense e brigar com vereador e prefeito e exigir melhora se nao o pau come

  14. novembro 1, 2012 às 8:27 am

    PARA JULIO SANTOS DO RIO – O Carlos Grana é do PT, que eu particularmente não me simpatizo,porém, é melhor do que o AIDAN (aparentemente), pelas pesquisas que realizei o Grana só possui o ensino fundamental e já possui uma situação financeira favorável e pagou os cabos eleitorais imediatamente. A minha pergunta é… Será que ele possui visão ampla para desenvolver projetos mirabolantes a população??? Mas se formos por outro lado, o Aidan é médico e não desenvolveu muita coisa, somente 1 terço da proposta. E a sujeira dos painéis das ruas, quando vão tirar… e quem! Dra. Lucila Medeiros

  15. novembro 1, 2012 às 7:27 pm

    Lucila Medeiros :É Rui, o pior que temos candidatos que foram eleitos e estão se aliando também ao PT. O que é isso? O que será que está acontecendo nos bastidores? Temos que fazer um pacto Brasil e ninguém votar nas próximas eleições (NULO) NÃO EM BRANCO, pois assim, tiraremos todos e renovaremos o rol de candidatos. São sempre os mesmos!!! E as pessoas precisam aprender a votar. Não simplesmente porque alguém indicou, temos que saber a ficha, os projetos, o dossiê pessoal e profissional, o que ele já fez para a população, quais são as intenções….

    Dra. Lucila!

    MINHA SUGESTÃO PARA O BRASIL ACORDAR:

    Sugiro suspender-se por 5 anos alguns dos instrumentos de Controles de Massas de que dispõe o governo, ou sejam, Carnaval, Futebol, Novelas… Eu por exemplo gosto muito do futebol, porém, gosto mais de meus direitos de cidadão! Esses controles de massas de que falo, tem o efeito anestésico em nosso povo, tornando milhões de cidadãos alienados!

    Vamos analisar o que afirmo ser esses controles de massas uma fonte de alienação!:

    CARNAVAL:

    Milhões de cidadãos passam o ano todo confeccionando fantasias, carros alegóricos e outros produtos de Momo, enquanto não possuem moradias dígnas para morar, não tem hospitais públicos decentes para socorre-los e a sua família, convivem com balas perdidas, as escolas de seus filhos são sucateadas, enfim, acabam involuntariamente imitando as hienas…

    FUTEBOL:

    Outros milhões de torcedores do futebol, que muitas vezes passam até necessidades básicas, contudo, conseguem um dinheirinho para ir aos estádios ver seu time jogar. Outros milhões, ficam estupefatos diante do futebol pela TV. Indo ao estádio ou assistindo pela TV eles interagem, xingando o árbitro e sua mãe, sobram palavrões também aos jogadores, enfim, .descarregam alí muitas de suas mazelas e logo vão para uma nova noite de sono. Não sobra lucidez nem para pensar nos seríssimos problemas pelos quais passa o país.

    De quebra, tem muitos “torcedores” das torcidas organizadas que marcam, via Internet, verdadeiros encontros de primitivas pancadarias entre torcidas rivais…

    NOVELAS

    Outros milhões de telespectadores distribuidos por todo o país, podem não saber qual é o PIB do país, seus direitos de consumidor, seus direitos de cidadão, quem é o prefeito de sua cidade, vereadores, entre outras desinformações, contudo e com certeza, saberão todos os detalhes das novelas…

    Que tal juntarmos apenas as energias dedicadas física e intelectualmente a esses três eventos (existem muitos outros além desses) e discutir o ACORDA BRASIl???

    NESTE ESTADO DE IMORALIDADE QUE ASSOLA O PAÍS DE NADA ADIANTARÁ O CIDADÃO SABER VOTAR. COM RARÍSSIMAS EXCEÇÕES, NÃO HÁ EM QUEM VOTAR!

    ..

    • Lucila Medeiros
      fevereiro 20, 2013 às 10:26 pm

      Concordo plenamente Rui com você, sempre digo aos meus alunos, que a televisão, a mídia, só mostra o que quer que vejamos, até os noticiários só aclamam a notícia, voltada para o lado de alguém que comprou o direito da fala. Infelizmente, venho lutando há muitos anos, porém, percebo que as pessoas estão ficando alienadas com facilidade, não é só o futebol, novela, big brother, fazenda, ratinho, faustão, carvanal, as igrejas se aproveitaram dessa fragilidade para lavagens cerebrais. Fico estarrecida do quão de absurdos são proferidos e descaradamente. Chego a ter “pena” dessas pessoas que foram corrompidas cognitivamente por outras tão mais fortes e preparadas intelectualmente ou moralmente fora de propósito. Quem sabe, ao ler esses nossos desabafos, as pessoas possam ver o outro lado, como é bom ser totalmente livre sem que alguém comando seus desejos. Até mais.

  16. novembro 2, 2012 às 11:20 pm

    ana :Sr. Roberto Rautenberg, você teve meu voto e de muitos outros, pela sua luta em prol da proteção aos animais, espero que cumpra sua palavra! e também que possa lutar pela construção de um hospital veterinário gratuito aqui em Santo andré, como já tem um em são paulo. Boa sorte.

    A EVOLUÇÃO DE UM PAÍS É MENSURADA PELO RESPEITO QUE SEU POVO TEM PELOS SEUS ANIMAIS! NÓS E NOSSOS IRMÃOS MENORES CONTAMOS COM VOCÊ!!!

  17. novembro 4, 2012 às 3:50 pm

    Lucila Medeiros :É Rui, o pior que temos candidatos que foram eleitos e estão se aliando também ao PT. O que é isso? O que será que está acontecendo nos bastidores? Temos que fazer um pacto Brasil e ninguém votar nas próximas eleições (NULO) NÃO EM BRANCO, pois assim, tiraremos todos e renovaremos o rol de candidatos. São sempre os mesmos!!! E as pessoas precisam aprender a votar. Não simplesmente porque alguém indicou, temos que saber a ficha, os projetos, o dossiê pessoal e profissional, o que ele já fez para a população, quais são as intenções….

    Cara Dra, Lucila! Para a grande maioria dos políticos os partidos pouco ou nada valem! Estar no partido A ou B é apenas fisiolólico para eles, pouco importando as bandeiras ideológicas dos mes
    mos…

    Para a grande maioria dos políticos, seus interesses pessoais vem em primeiro lugar e depois e se
    valer a pena as expectativas do povo.

    Tenho uma convicção com relação aos políticos: ” ENQUANTO OS POLÍTICOS DORMEM O PAÍS CRESCE”…

  18. Franguinho
    novembro 21, 2012 às 11:08 am

    Meus parabens cosmo do gás, que Deus te ilumine e faça uma bela politica esses próximos 4 anos e ensine esses outros vereadores a trabalha e olhar com carinho para esse povo menos favorecido. Um abraço!!!!!!

  19. dezembro 23, 2012 às 9:57 pm

    Parabéns vereador Bahia pela reeleição; foi merecido pois é guerreiro e pensa em um futuro melhor para nossa querida Santo André; o seu trabalho foi sério e sei que vai continuar

  20. jose roberto de souza
    janeiro 7, 2013 às 9:29 pm

    Parabens Elian ,sei que o que Deus promete Ele cumpre e voce sera referencial para muitos estamos orando sem cessar para que o grande EL SHADAY te abençoe cada dia mais.seu amigo pr roberto meneghel

  21. janeiro 9, 2013 às 3:50 pm

    Qe pena sargento juliano nao asumir trabalhor muinto por santo andre

  22. Devanir Vieira Pitno
    fevereiro 20, 2013 às 7:52 pm

    parabéns a todos que conseguiram ser eleitos, peço a todos com o maior respeito, que merecem, respeitar o direito das das pessoas que os elegeram, pois confiaram nas promessas feita pelos candidatos , peço que coloquem a mão na consciência e façam pelo menos algumas coisas do que prometeram, obrigado.

  23. Rui Fernandes Morgado
    fevereiro 21, 2013 às 2:56 am

    Lucila Medeiros :Concordo plenamente Rui com você, sempre digo aos meus alunos, que a televisão, a mídia, só mostra o que quer que vejamos, até os noticiários só aclamam a notícia, voltada para o lado de alguém que comprou o direito da fala. Infelizmente, venho lutando há muitos anos, porém, percebo que as pessoas estão ficando alienadas com facilidade, não é só o futebol, novela, big brother, fazenda, ratinho, faustão, carvanal, as igrejas se aproveitaram dessa fragilidade para lavagens cerebrais. Fico estarrecida do quão de absurdos são proferidos e descaradamente. Chego a ter “pena” dessas pessoas que foram corrompidas cognitivamente por outras tão mais fortes e preparadas intelectualmente ou moralmente fora de propósito. Quem sabe, ao ler esses nossos desabafos, as pessoas possam ver o outro lado, como é bom ser totalmente livre sem que alguém comando seus desejos. Até mais.

    Cara Dra. Lucila!

    Infelizmente, mesmo que os cidadãos mais esclarecidos e bem intencionados deste país, pudessem levar informações e formar opiniões para que nosso povo viesse se politizar, contudo, tal missão levaria ainda dezenas de anos para a obtenção de resultados…

    E essa politização desejada teria obrigatóriamente de passar pela Educação! Sendo você uma educadora, sem dúvida poderá avaliar a triste realidade em que vive nossas instituições de ensino, bem como, o descaso, a indiferença para com nossos professores!

    Por outro lado, vemos uma grande carência de verdadeiros líderes do povo, aqueles que poderiam organizar movimentos sérios e inteligentes contra este estado de coisas pelo qual passa o Brasil.

    Porém, o que vemos são pseudos intelectuais envolvidos em “movimentos água com açucar”, tais como aqueles das camisetas brancas trazendo no peito as “pombinhas da paz”,
    “fixam cruzes nas areias das praias”, dentre outras “babaquices” que a NADA levam!

    Embora eu seja de natureza pacífica, contudo, acredito que a única alternativa a médio prazo, para que o povo brasileiro seja tratado com mais dignidade e respeito pelos políticos,
    seja, infelizmente, através do uso da força!

    Não acredito mais que possamos melhorar este país através de eleições, pois, ao meu ver e com raras exceções, parece-me que todos aqueles que vão para a política são escórias da sociedade…

    Duvida desta realidade? Relembre todos os escândalos políticos apenas dos últimos 10 anos! Comece analisar em ordem cronológica inversa: Bandidos do mensalão julgados e condenados pelo STF tomando posse de seus cargos. O chefão da quadrilha que de 10 anos para cá teve uma variação de seu patrimônio em mais de 2 bilhões de dolares (Revista Forbes), enquanto, trabalhadores caem em malha fina do Leão por um dinheirinho de café…

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 207 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: